Como colocar calhas e cortinas Onda Perfeita facilmente
As cortinas Onda Perfeita são uma das tendências mais elegantes e modernas na decoração de interiores. Criam um efeito de ondas suaves e uniformes que dão um toque de sofisticação e harmonia ao ambiente.
O que são Cortinas Onda Perfeita?
As cortinas Onda Perfeita são um tipo de cortinado que se caracteriza por ter um franzido especial, que forma ondas regulares e simétricas ao longo de toda a sua extensão. Este efeito é conseguido através de um sistema de calhas e rolamentos, que permitem que o tecido deslize com facilidade e mantenha a sua forma. Sabia que os rolamentos das nossas calhas são em latão, em vez de plástico usado por outras marcas, para uma maior durabilidade?
São ideais para janelas amplas e espaçosas, pois criam uma sensação de amplitude e leveza. Além disso, combinam com qualquer estilo de decoração, desde o mais clássico ao mais contemporâneo, e podem ser confeccionadas em diversos tipos de tecidos, cores e padrões.
Quais são as vantagens das cortinas Onda Perfeita?
As cortinas Onda Perfeita têm várias vantagens em relação a outros tipos de cortinados, tais como:
Fáceis de colocar e de manusear
Fáceis de limpar e de manter
Versáteis e adaptáveis
Elegantes e modernas
Possibilidade de funcionar em modo automático e controlo remoto
As cortinas Onda Perfeita são uma forma simples e eficaz de renovar a sua decoração, sem ter de gastar muito dinheiro ou de fazer grandes obras.
Como colocar as calhas para cortinas no teto
Instalar as calhas no teto não é nenhum bicho de sete cabeças nem um trabalho muito demorado. Com algumas ferramentas que certamente ja tem em casa, e em menos de 30 minutos, poderá ter as suas calhas instaladas e as cortinas penduradas. Se o seu teto não tiver sanca, colocar a calha é muito simples, só tem de seguir estes passos.
O que vai precisar:
Escada ou escadote
Fita métrica
Lápis
Berbequim com broca apropriada
Buchas e parafusos, que já vêm incluídos quando compra alguma das nossas calhas
Suporte para a calha
Calha
Como aplicar a calha passo a passo
1- Medir pelo menos 8 cm desde a parede onde se encontra a janela (ou a parte mais saliente desta, como pode ser a caixilharia da janela/porta). Como as cortinas onda perfeita têm, por norma, uma onda de 7,5 cm de largura, a distância do centro da calha à parede nunca deve ser inferior a 8 cm para que a cortina não fique “espalmada”. A nossa recomendação é de 9 a 10 cm de distância entre a parede e o centro da calha.
2- Marcar o ponto onde serão feitos os buracos para instalar os suportes para as calhas no teto. Dependendo do tamanho da calha, esta terá mais ou menos suportes. Convém distribuí-los ao longo da calha com espaçamentos uniformes para que aguentem o peso da cortina sem problemas.
Suporte para a calha já instalado
3- Fazer o buraco, colocar a bucha e aparafusar o suporte para a calha. A parte reta do suporte deve ficar virada para fora e a parte com a alavanca para dentro (para o lado da parede)
Atenção! Caso o seu teto seja de gesso cartonado (Pladur) deverá utilizar buchas específicas para este tipo de superfície (compradas à parte)
4- Colocar a calha no suporte e girar a alavanca para que prenda a calha no sítio. A parte reta do suporte deve entrar na ranhura existente na calha e quando a alavanca for fechada, a calha não se deve mexer. Se ao tocar esta abanar, tente colocá-la de novo até conseguir que fique bem presa.
Alavanca da calha aberta
Alavanca da calha fechada
Calha corretamente instalada
Pormenor da calha já colocada
A sua calha já está instalada e pronta a receber as cortinas de onda perfeita que comprou!
Se não quiser ter este trabalho teremos todo o gosto em aplicar as calhas na sua casa.
Como colocar cortinas de Onda Perfeita na minha calha
1- Acione o mecanismo da sua calha como se estivesse a fechar as cortinas, para que os ganchos fiquem todos com o mesmo espaçamento entre si e colocados ao longo da calha. Desta forma será mais fácil colocar a cortina.
2- Comece pela ponta onde termina a cortina. Normalmente é a que está mais afastada da parede, mas a configuração dependerá da sua calha. Nesta primeira argola vai colocar o gancho virado para dentro, de forma a que o “direito” da cortina fique à vista (em vez do avesso).
3- O seguinte gancho será colocado na segunda argola e ficará de frente para o primeiro, ou seja, virado para fora.
Primeiro gancho para dentro, segundo gancho para fora
4- O terceiro gancho deve ficar na mesma posição do primeiro, virado para dentro; e o quarto gacnho ficará na mesma posição do segundo, virado para fora.
5- Repita o processo até terminar de colocar a cortina.
Como devem ficar os ganchos (vista desde a janela para o interior do quarto)
6- Feche a cortina completamente para comprovar que as ondas estão bem formadas e nenhum gancho ficou colocado ao contrário. Caso veja que as ondas não se formam corretamente, retifique os ganchos que possam ter sido colocados na posição errada.
Cortina Onda Perfeita corretamente instalada
As suas cortinas de Onda Perfeita estão agora instaladas!